As diversas organizações da Sociedade Civil que tem por objetivo prestar serviços para a população em diferentes áreas, através de suas demandas e objetivos institucionais.
Piracicaba é um município farto em serviços que ofertam atenção e assistência social enquanto política pública, no entanto estes serviços são fundamentados através de legislações e diretrizes compactuadas dentro de um processo burocrático que viabilizem condições de se efetivarem, nesse sentido, nem sempre é possível alcançar metas extensas e complexas em sistemas moldados no qual se objetiva atender vulnerabilidade e fragilidades.
Nesse sentido, as instituições dentro de seus objetivos e cumprimentos daquilo que se comprometem a oferecer para seu
público direto e indireto ficam alienados numa condição fragmentada de estruturas indefinidas e conteúdos descontinuados, uma vez que as diversas áreas de abrangência da assistência social se vê atuante enquanto direcionamento e dependência de atuação intersetorial. No tocante resta afirmar que o compromisso ético institucional é fazer valer e cumprir a luta pela defesa dos direitos de seu público, diferentemente de se apoiar nas impossibilidades e limitações das dificuldades de cada caso e sim, buscar incansavelmente atender as demandas diante das potencialidades encontradas pelas ferramentas interdisciplinares no contexto profissional da oferta dos serviços e objetivos institucionais.
Ane Caroline Nabas
Assistente social, especialista em saúde mental é coordenadora técnica da Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba